Liderança construtiva para o desempenho da equipe.






Liderança construtiva para o desempenho da equipe.

                                                Por Julio Sergio de Souza


Embora não haja nenhuma receita que garanta como construir o desempenho da equipe, na minha trajetória utilizei uma série de abordagens compartilhadas por várias equipes bem-sucedidas, tanto nas áreas militares das Forças Armadas com no  Mundo corporativo.

Estabeleça urgência, padrões rigorosos de desempenho e orientação. Todos os membros da equipe precisam acreditar que ela tem objetivos urgentes e lucra­tivos. E eles querem saber quais são as expectativas. Na verdade, quanto mais urgente e significativa a racionalidade, mais provável que a equipe corresponda ao seu potencial de desempenho, como aconteceu com uma equipe de atendi­mento ao cliente que foi informada de que a companhia não poderia crescer mais, se não houvesse grandes melhorias nessa área. Equipes trabalham melhor num contexto atraente. Por isso empresas com forte ética de desempenho geralmente formam equipes com facilidade.

Selecione os membros pela compe­tência e potenciais competências, mas não pela personalidade. Nenhuma equipe é bem-sucedida se não dispuser de todas as habilidades necessárias para atingir seus objetivos e metas de desempenho. No entanto, a maioria das equipes descobrem quais habilidades são necessárias depois de se formarem. Um líder experiente escolhe pessoas pelas habilidades que possui e seu po­tencial para melhorar suas competências e aprender novas.

Preste muita atenção às primeiras reuniões e ações. As primeiras im­pressões sempre significam um bom negócio. Quando potenciais equipes se reúnem pela primeira vez, seus membros monitoram os sinais fornecidos pelos outros para confirmar, suspender ou dissipar suposições e preocupações. Eles prestam muita atenção nos investidos de autoridade: o líder da equipe e qualquer executivo que tenha formado, ou super­visione ou influencie a equipe. E, como sempre, o exemplo desses líderes é sem­pre mais importante que suas palavras. Se um executivo sênior sair da reunião de abertura da equipe para atender a um telefonema, dez minutos depois do início da sessão, e não voltar mais, as pessoas captam a mensagem.

Estabeleça regras claras de com­portamento. Todas as equipes eficazes desenvolvem regras iniciais de conduta para ajudá-las a atingir seus objetivos e metas de desempenho. As regras iniciais mais importantes referem-se à assistên­cia (por exemplo, "não interromper para atender telefonemas"), discussão ("não há vacas sagradas"), confidencialidade ("o único que pode sair desta sala são os nossos acordos"), abordagem analítica ("fatos são amigáveis"), orientação do produto final ("todos têm atribuições e as executam"), confronto construtivo ("ninguém aponta o dedo") e, geralmen­te, à contribuição mais importante ("o trabalho de todos é verdadeiro").

Defina e aproprie-se de algumas tarefas imediatas orientadas para o desempenho e metas. A maioria das equipes bem-suce­didas define seu progresso em termos de eventos-chave orientados para o desempe­nho. Esses eventos podem ser postos em ação estabelecendo de imediato, algumas metas desafiadoras, que podem ser atingi­das desde o início. Não existe uma verda­deira equipe que não mostre resultados de desempenho, por isso, quanto mais cedo esses resultados aparecem, mais cedo a equipe se solidifica.

Desafie o grupo regularmente com novos fatos e informações. Nova infor­mação faz com que uma equipe redefina e enriqueça sua compreensão do desafio de desempenho, ajudando assim a equipe a formular um objetivo comum, estabelecer metas claras e melhorar sua abordagem comum. A equipe de melho­ria de qualidade da fábrica sabia que o custo pela baixa qualidade era alto, mas só descobriu isso depois de pesquisar os diferentes tipos de defeito e colocar uma etiqueta de preço em cada um dos que ela sabia para onde os produtos iriam a seguir. Por outro lado, um erro comum das equipes é assumir que todas as infor­mações necessárias já estão contidas na experiência coletiva e no conhecimento de seus membros.

Passe muito tempo juntos. O senso comum nos diz que os membros da equi­pe devem passar muito tempo juntos, programado e não programado, princi­palmente no início. De fato, insights cria­tivos, bem como laços pessoais, exigem improvisação e interações casuais tanto quanto analisar planilhas e entrevistar clientes. Executivos e gestores ocupados geralmente minimizam intencionalmen­te seu tempo de interação. Todas as equipes bem-sucedidas que observamos passaram um período aprendendo a ser uma equipe. Nem sempre é preciso estar juntos fisicamente. Interações por meio de dispositivos eletrônicos, fax e telefo­nemas também podem ser computadas como tempo de interação.

Explore o poder do feedback positivo, identificação e recompensa.

Reforço positivo funciona bem tanto num contexto de equipe como em outras situações. Distribuir "estrelas douradas" ajuda a modelar novos comportamentos fundamentais para o desempenho da equipe.

Se os membros do grupo são alertados, por exemplo, sobre os esfor­ços iniciais de uma pessoa tímida para falar e colaborar, eles podem oferecer um reforço positivo sincero que encoraja a continuidade da colaboração. Há mui­tas formas de identificar e recompensar desempenho da equipe além da com­pensação direta, desde ter um executivo sênior instruindo diretamente a equipe sobre a urgência de sua missão até usar prêmios para recompensar contribui­ções. No final, no entanto, a satisfação compartilhada por uma equipe sobre seu próprio desempenho torna-se a recom­pensa mais preciosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligência Artificial e Neurociência - Parte 1