Liderança construtiva para o desempenho da equipe.
Embora
não haja nenhuma receita que garanta como construir o desempenho da equipe, na
minha trajetória utilizei uma série de abordagens compartilhadas por várias
equipes bem-sucedidas, tanto nas áreas militares das Forças Armadas com no Mundo corporativo.
Estabeleça urgência, padrões rigorosos de desempenho e
orientação. Todos os membros da equipe precisam acreditar que ela tem objetivos
urgentes e lucrativos. E eles querem saber quais são as expectativas. Na
verdade, quanto mais urgente e significativa a racionalidade, mais provável que
a equipe corresponda ao seu potencial de desempenho, como aconteceu com uma
equipe de atendimento ao cliente que foi informada de que a companhia não
poderia crescer mais, se não houvesse grandes melhorias nessa área. Equipes
trabalham melhor num contexto atraente. Por isso empresas com forte ética de
desempenho geralmente formam equipes com facilidade.
Selecione os membros pela competência e potenciais
competências, mas não pela personalidade. Nenhuma equipe é bem-sucedida se não
dispuser de todas as habilidades necessárias para atingir seus objetivos e
metas de desempenho. No entanto, a maioria das equipes descobrem quais
habilidades são necessárias depois de se formarem. Um líder experiente escolhe
pessoas pelas habilidades que possui e seu potencial para melhorar suas
competências e aprender novas.
Preste
muita atenção às primeiras reuniões e ações. As primeiras impressões sempre
significam um bom negócio. Quando potenciais equipes se reúnem pela primeira
vez, seus membros monitoram os sinais fornecidos pelos outros para confirmar,
suspender ou dissipar suposições e preocupações. Eles prestam muita atenção nos
investidos de autoridade: o líder da equipe e qualquer executivo que tenha
formado, ou supervisione ou influencie a equipe. E, como sempre, o exemplo
desses líderes é sempre mais importante que suas palavras. Se um executivo
sênior sair da reunião de abertura da equipe para atender a um telefonema, dez
minutos depois do início da sessão, e não voltar mais, as pessoas captam a
mensagem.
Estabeleça
regras claras de comportamento. Todas as equipes eficazes desenvolvem regras
iniciais de conduta para ajudá-las a atingir seus objetivos e metas de
desempenho. As regras iniciais mais importantes referem-se à assistência (por
exemplo, "não interromper para atender telefonemas"), discussão
("não há vacas sagradas"), confidencialidade ("o único que pode
sair desta sala são os nossos acordos"), abordagem analítica ("fatos
são amigáveis"), orientação do produto final ("todos têm atribuições
e as executam"), confronto construtivo ("ninguém aponta o dedo")
e, geralmente, à contribuição mais importante ("o trabalho de todos é
verdadeiro").
Defina
e aproprie-se de algumas tarefas imediatas orientadas para o desempenho e
metas. A maioria das equipes bem-sucedidas define seu progresso em termos de
eventos-chave orientados para o desempenho. Esses eventos podem ser postos em
ação estabelecendo de imediato, algumas metas desafiadoras, que podem ser
atingidas desde o início. Não existe uma verdadeira equipe que não mostre
resultados de desempenho, por isso, quanto mais cedo esses resultados aparecem,
mais cedo a equipe se solidifica.
Desafie o grupo regularmente com novos fatos e
informações. Nova informação faz com que uma equipe redefina e enriqueça sua
compreensão do desafio de desempenho, ajudando assim a equipe a formular um
objetivo comum, estabelecer metas claras e melhorar sua abordagem comum. A
equipe de melhoria de qualidade da fábrica sabia que o custo pela baixa
qualidade era alto, mas só descobriu isso depois de pesquisar os diferentes
tipos de defeito e colocar uma etiqueta
de preço em cada um dos que ela sabia para onde os produtos iriam a seguir. Por
outro lado, um erro comum das equipes é assumir que todas as informações
necessárias já estão contidas na experiência coletiva e no conhecimento de seus
membros.
Passe
muito tempo juntos. O senso comum nos diz que os membros da equipe devem
passar muito tempo juntos, programado e não programado, principalmente no
início. De fato, insights criativos, bem como laços pessoais, exigem
improvisação e interações casuais tanto quanto analisar planilhas e entrevistar
clientes. Executivos e gestores ocupados geralmente minimizam intencionalmente
seu tempo de interação. Todas as equipes bem-sucedidas que observamos passaram
um período aprendendo a ser uma equipe. Nem sempre é preciso estar juntos
fisicamente. Interações por meio de dispositivos eletrônicos, fax e telefonemas
também podem ser computadas como tempo de interação.
Explore
o poder do feedback positivo, identificação e recompensa.
Reforço
positivo funciona bem tanto num contexto de equipe como em outras situações.
Distribuir "estrelas douradas" ajuda a modelar novos comportamentos
fundamentais para o desempenho da equipe.
Se
os membros do grupo são alertados, por exemplo, sobre os esforços iniciais de
uma pessoa tímida para falar e colaborar, eles podem oferecer um reforço
positivo sincero que encoraja a continuidade da colaboração. Há muitas formas
de identificar e recompensar desempenho da equipe além da compensação direta,
desde ter um executivo sênior instruindo diretamente a equipe sobre a urgência
de sua missão até usar prêmios para recompensar contribuições. No final, no
entanto, a satisfação compartilhada por uma equipe sobre seu próprio desempenho
torna-se a recompensa mais preciosa.
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